A
pretensão do trabalho consiste em, primeiramente, expor o argumento que visa
defender a presença da Filosofia como disciplina no currículo escolar para que
este tenha um planejamento pedagógico embasado pela interdisciplinaridade. A
partir do argumento, será esboçado um breve panorama entre o currículo
“simplista” e o que denominaremos de holista que será defendido em
contraposição àquele. Para isso, será dada ênfase à natureza da Filosofia para
que seja possível desenvolver o argumento de sua especificidade didática, pois
esta é o que consolida o currículo holista. Uma vez compreendida a sua
didática, será esboçado, assim como Rocha fizera, alguns exemplos em
conformidade com o aspecto teórico de como a Filosofia interage com as
disciplinas particulares do currículo
O
objetivo do presente trabalho é defender a tese proposta pelo filósofo Ronai
Rocha (a imagem de seu livro segue ao lado) de que o currículo escolar do ensino médio seja organizado de maneira holista
por meio de princípios interdisciplinares, e não mais pelo princípio
do presépio. Para isso, dado que a Filosofia possui uma didática
especial, pois toca, por natureza, em temas transversais, ela é
imprescindível como disciplina curricular na medida em que permite articulações
interdisciplinares que favorecem o desenho universal desejado. Portanto, se
defendemos um currículo harmônico de maneira em que cada disciplina esteja
integrada e articulada “de forma inteligente com as demais” (p.19), então, é
necessária a presença da Filosofia para estabelecer e sustentar essa dinâmica.
A organização curricular mediante o princípio
do presépio consiste no depósito de planejamentos pedagógicos, de ofertas
didáticas e de elaboração de matérias que são propostos sem haver interação
entre os seus atores; por isso, de acordo com Rocha, cada docente, nessa
condição de solidão, cria um currículo cujo “resultado final não tem harmonia”
(p. 17). Dessa maneira, ocorre uma justaposição entre as disciplinas sem haver,
entre elas, qualquer meio de conexão. Segundo Rocha, esse modelo curricular fragmentado
tem, como uma das causas, a própria formação dos cursos de licenciatura cuja cultura
não enfoca trabalhos em equipe. Por isso, os professores, ao ingressarem no
mercado de trabalho, transmitem as informações contidas nas listas dos
conteúdos de sua disciplina sem buscar desenvolver, necessariamente, interações
e planejamentos interdisciplinares.
Esse
modelo curricular cujos conteúdos se restringem a uma lista previamente
elaborada e transmitida de acordo com gostos pessoais de cada docente advém de
uma “concepção logocêntrica do ensino” (p. 81) e se assemelha ao princípio do
presépio na medida em que também deixa “pouco espaço para a criatividade em sua
execução” (p. 92). Ao ficarem restritos ao planejamento de ensino que é
individualmente elaborado, os professores não buscam desenvolver métodos
didáticos que envolvam conceitos e temas transversais que estão contidos nas
diferentes disciplinas. Dessa maneira, conforme Rocha, há uma simplificação do
ensino e as reuniões são momentos apenas para tomar um cafezinho. A repercussão
de um “currículo simplista” como esse gera nos alunos uma condição passiva
frente às informações transmitidas, pois o plano de ensino não inclui a lógica
de sua aprendizagem, ou seja, não elenca o modo de como cada um se apropria do
conteúdo e, quanto à didática, esta não desenvolve passagens para transitar
entre as disciplinas.
O
modelo alternativo de currículo, que tem como objetivo integrar as diferentes
disciplinas por meio de um método que desenvolva a interação entre seus
conteúdos, é o holista. Ele está embasado por princípios interdisciplinares e,
conforme Rocha, a instituição escolar que o adota como meio didático fornece
uma harmonia curricular de maneira que os alunos possam preencher as lacunas de
sua aprendizagem. Segundo o filósofo, ainda que o currículo que omita a
dinâmica interdisciplinar não cause repercussões negativas para a aprendizagem
dos estudantes, estes acabam ficando sem um espaço para abordar e estudar “conceitos
fundamentais da experiência humana”. Além disso, o currículo holista “visa a
formação de um ser humano que está sempre em busca de sentido e graça, e poucas
coisas são mais desprovidas de sentido e graça do que um currículo fragmentado
e sem vasos comunicantes” (p. 111). Tal proposta significa que a interação
entre as disciplinas a partir de didáticas sustentadas por princípios
interdisciplinares fornece um meio favorável de compreensão dos conteúdos na
medida em que envolve as especificidades do processo de aprendizagem de cada
aluno, assim, este pode dar um sentido ao que lhe é ensinado e desenvolver uma
distância necessária para interrogar o mundo e a si mesmo.
As
Orientações Curriculares do Ensino Médio (OCEM) também sustentam a importância
de as escolas desenvolverem planejamentos pedagógicos embasados pela parceria e
interação entre os professores para que haja uma coesão no corpo docente e no
currículo. “O grande avanço [...] consiste na possibilidade objetiva de pensar
a escola a partir de sua própria realidade, privilegiando o trabalho coletivo”
(p. 7). As Orientações Curriculares incluem ainda, como um dos componentes do
currículo que denominamos de holista, a “integração e articulação dos
conhecimentos em processo permanente de interdisciplinaridade e
contextualização” (p.7). Esse modelo curricular, conforme Rocha, também auxilia
as escolas na medida em que desacelera a máquina da burocratização.
Para integrar os trabalhos curriculares a
partir da interlocução entre as disciplinas, não somente atitudes e hábitos que
visam a cooperatividade são importantes, mas, também, dois aspectos que são inerentes
para um currículo holista, a saber, 1) o modo de como a natureza do
conhecimento humano é concebida e 2) o dispositivo metodológico adotado para
desenvolver interfaces conceituais (ROCHA). Quanto ao primeiro, a proposta de
um currículo embasado pela dinâmica interdisciplinar depende do modo de como
concebemos a natureza do conhecimento humano. Conforme Rocha, “um lugar comum
nos estudos curriculares consiste em lembrar que aquilo que pensamos sobre a
natureza do conhecimento humano tem relevância para nossas decisões no campo de
elaboração de currículos” (p. 28). Esse tópico que relaciona a
interdisciplinaridade ao âmbito epistemológico para, de acordo com Rocha,
viabilizar a elaboração de um currículo holista não será tratado nesse
trabalho, para isso, indica-se o artigo de Olga Pombo (2008) – “Epistemologia
da Interdisciplinaridade” – que tem esse tema como enfoque.
Em
relação ao dispositivo metodológico para haver o desenvolvimento de interfaces
conceituais com intuito de promover a interação entre as disciplinas, é
imprescindível, de acordo com Rocha, a inclusão da Filosofia como disciplina
curricular. Conforme o filósofo:
Diante
da tradição secular que a Filosofia traz consigo, como uma disciplina que quer
pensar a totalidade dos objetos ou avaliar a justeza das ações, não podemos
deixar de ver que os estudos curriculares em Filosofia tem ao menos uma
característica muito especial: precisamos dizer como vemos as relações da
Filosofia com as demais disciplinas; precisamos também especificar como se
concretizam essas relações no cotidiano do ensino” (p. 19).
A Filosofia propicia a interação disciplinar
em função de sua natureza: “O professor de Filosofia não pode contribuir ainda
mais para o alheamento entre as disciplinas. Essa exigência decorre da própria
natureza da Filosofia” (p. 111). Dada a sua peculiaridade de desenvolver o
alheamento entre as diferentes áreas do saber, a Filosofia, como disciplina,
deve, portanto, “valorizar as demais disciplinas e atividades escolares” (p.
111). Para ilustrar esse aspecto de interação curricular que é próprio da
Filosofia, Rocha cita em seu texto a concepção aristotélica que a designa como
sendo a “ciência que estuda o ser enquanto ser e as propriedades que lhe
competem enquanto tal. Ela não se identifica com nenhuma das ciências
particulares”. Ou seja, a Filosofia difere das demais disciplinas na medida em
que não visa estudar fragmentos da realidade, mas a sua totalidade, isso
significa “que ela procura pensar sob o ponto de vista mais geral possível”
(Rocha, p. 70). Portanto, a Filosofia ao tocar em assuntos e temas que transitam
nas ciências particulares porque, como visto, tem como objetivo estudar a
realidade como um todo, possui a peculiaridade de formar “pontos de contato que
permitem a elaboração de um desenho curricular hormônico e integrado” (p. 22).
Sendo assim, a defesa para a
presença da Filosofia no currículo escolar tem, como intuito, propiciar retorno
positivo às demandas intrínsecas e inerentes ao processo de ensino-aprendizagem
dos estudantes de acordo com as suas curiosidades mais básicas sobre suas
experiências de vida (Rocha). Isso se justifica porque “se essas curiosidades
não forem acolhidas na aula de Filosofia elas ficam sem tratamento no ambiente
escolar” (p. 33). Dessa maneira, sem a Filosofia, não haveria um espaço
destinado exclusivamente para a reflexão sobre conceitos que são a base para a
constituição de um currículo coeso e complexo. Uma vez destituídas as lacunas do
currículo, o processo de ensino aprendizagem dos estudantes é enriquecida
(Rocha).
Por
isso, se buscamos um currículo holista, é necessária a presença da Filosofia
como disciplina escolar por duas razões, a saber, 1) sua didática propicia a
integração curricular (ROCHA) e 2) em função de sua didática, sua presença nas
instituições escolares fomenta, conforme o que pretende as Orientações
Curriculares, a elaboração de projetos pedagógicos de maneira cooperativa e
integrada. Quanto à segunda razão, as
demais disciplinas não estão isentas de criar métodos que tenham como objetivo
estabelecer canais comunicativos no currículo escolar. Conforme Rocha “As
iniciativas nessa direção podem e devem ser tomadas por todas as áreas do
conhecimento representados nos cursos de formação de professores” (p. 22), ou
seja, os cursos de licenciatura têm o compromisso de desenvolver um currículo
holista. Entretanto, a Filosofia, em função de possuir uma natureza que a
difere das demais disciplinas (como visto no parágrafo anterior), possui uma
didática que lhe é única, a saber, estabelecer a relação entre as diferentes
disciplinas particulares a partir de conceitos que nelas transitam, mas que não
são, nelas, devidamente estudados uma vez que não são questionados e nem
colocados em um espaço de reflexão (ROCHA). Por isso, a primeira razão se justifica porque
a Filosofia possui, conforme Rocha, uma didática especial.
O argumento referente à didática da Filosofia
segue de acordo com a sua natureza. As disciplinas, de acordo com as
Orientações Curriculares, são um recorte de uma dada área do conhecimento,
sendo assim, cada disciplina particular tem, como enfoque de estudo, uma parte
da realidade. A Filosofia, por sua vez, é uma disciplina que estuda a realidade
como um todo, então, ela não é um recorte, mas uma “costura” entre as áreas do
conhecimento visando, como dito anteriormente, uma abertura que instiga o
estudante a ampliar a sua visão sobre o mundo e a si mesmo. Dessa forma, de
acordo com Rocha, “todas as áreas do currículo escolar podem ser abordadas com
os instrumentos conceituais da Filosofia” (p. 22). Portanto, a Filosofia, em
função de sua natureza, é uma disciplina que tem uma especificidade que a
diferencia das demais; por isso, possui uma didática que Rocha nomeia como
sendo especial, pois ela visa integrar os fragmentos a partir dos conceitos
pertencentes às disciplinas particulares de maneira a conferir ao currículo uma
unidade. Dessa forma, a sua didática visa uma “estratégia de trabalho que vá
além dos limites de cada disciplina em particular” (p. 23).
Para a Filosofia empregar a sua
didática visando a integração das disciplinas, é necessário, para isso, ter,
como objeto de seu estudo, segundo Rocha, os conceitos transversais, pois são
estes que fornecem caminhos para o estudante transitar no mundo como um todo. Portanto,
defendemos uma “transversalidade pedestre” e para isso precisamos “falar aqui
em dominar conceitos” (p.30). Conforme consta nas Orientações Curriculares, “a
Filosofia é teoria, visão crítica, trabalho do conceito, deve ser
preservada como tal” (p. 35) – O grifo é meu. Ainda de acordo com as
Orientações Curriculares, a Filosofia tem, como natureza, propiciar a reflexão
acerca de conceitos pertencentes ao cotidiano a partir do questionamento de
seus significados para que seja possível a conscientização desses conceitos.
Estes são designados por Rocha como sendo aqueles pertencentes à experiência
comum dos sujeitos; por isso, a Filosofia possui uma “natureza reflexiva” (p.
22). Por fim, as Orientações também referem que o objetivo da Filosofia no
Ensino Médio é fazer com que os estudantes possam se posicionar “diante dos
conhecimentos que lhe são apresentados, estabelecendo uma ativa relação com
eles e não somente apreendendo conteúdos” (p. 28). A peculiaridade da didática
da Filosofia é trabalhar com conceitos para que sejam dominados pelo aluno a
partir de um exercício ativo do pensamento.
Portanto,
a Filosofia, de acordo
com Rocha, como disciplina curricular do ensino médio, tem a tarefa de mapear
esses conceitos que transitam entre as diferentes disciplinas e que são da
experiência comum para desenvolver questionamentos e reflexões que façam com
que os estudantes possam ampliar a sua compreensão do mundo possuindo um papel
ativo nesse processo. São “conceitos fundamentais da experiência humana” que,
quando questionados e trabalhados na disciplina de Filosofia, podem suscitar
respostas que “comportam sempre uma abertura, pois dizem respeito ao modo como
lidamos com as nossas convenções mais profundas” (p.35). Ou seja, o objetivo
didático da Filosofia é a criação, no currículo, de “um espaço para enriquecer
a experiência do aluno com aqueles conceitos que desempenham papel importante
em muitas disciplinas particulares e que não são tratados por nenhuma
disciplina particular” (p. 34). Por exemplo, abstrato é um conceito pertencente
à matemática (números abstratos) e também ao português (sujeito abstrato); a
questão é: o que é “abstrato”? O espaço para responder esse tipo de pergunta
ocorre na disciplina de Filosofia, esta é o ponto de encontro das diferentes
disciplinas (nesse caso, entre Português e Matemática) quando se busca
compreender os conceitos que transitam entre elas. Movimento é um conceito visto na física
(Movimento Retilíneo Uniforme – MRU), mas também é visto na história (História
dos Movimentos Sociais) assim como, também, na geografia, como o movimento dos astros
(movimento de rotação da Terra). Além disso, a Biologia estuda o movimento dos
seres vivos e, quanto aqueles que despendem toda a sua vida sem se locomoverem
(seres fixos), ainda assim possuem movimento na medida em que suas células se
movem. Ainda podemos inserir o conceito de movimento na literatura (movimento
dadaísta, cubista e etc). Ora, mas o que é movimento? O movimento é dado por um
Primeiro Motor Imóvel como vemos na tradição metafísica (ou seja, ele advém de
uma força externa), ou ele é dado pela própria matéria que constitui cada coisa
de acordo com o seu conteúdo como vemos na tradição do materialismo dialético
(ou seja, o movimento advém de uma força interna)? Ainda há aquele, como Zenão,
que argumentou que o movimento não existe.
O
aluno, conforme Rocha, “poderá ter suas experiências de aprendizado
enriquecidas se o currículo lhe oferecer este espaço de razões e argumentos
sobre conceitos fundamentais da experiência humana” (p.34). Pois, como visto,
são esses conceitos que fornecem a integração entre as disciplinas; no exemplo
dado, houve a integração de quatro disciplinas particulares a partir da
“mudança de posicionamento do conceito”. Ou seja, para enriquecer a experiência
de aprendizado, “precisamos compreender os mecanismos que mostram que o
conceito que desempenha um papel operatório em um caso passa a ter um lugar de
conceito objeto em outro” (p. 111). Então, de um conceito que é tido como operacional
na medida em que a curiosidade sobre ele é despertada sobre os aspectos
particulares da realidade, ou seja, o conceito de movimento opera de um modo no
MRU e de outro modo nos Movimentos Sociais, o conceito muda de perspectiva no
momento em que suspendemos os nossos juízos (conforme Chauí citada por Rocha), pois
podemos questioná-lo a partir de uma curiosidade sobre o conceito relacionado a
ele mesmo, dessa forma, ele passa a ser o objeto de estudo advindo de uma
curiosidade sobre todas essas curiosidades particulares. O que é movimento? Por
que ele existe? Ou ele não existe? Se existe, qual é a fonte que ocasiona o
movimento? Ela advém de uma força externa à matéria ou é interna a ela? Pode
haver movimento naquilo que está fixo? O movimento, portanto, é pensado em tudo
o que se move e não ficando restrito aos astros, aos seres vivos e etc. É por
isso que a Filosofia, conforme Rocha, exercita o desenvolvimento de
“habilidades metaconceituais” que surgem a partir de nossas curiosidades sobre
as coisas mais comuns que ocorrem em nossas vidas que nem sequer paramos para
interrogá-las. É o exercício de colocar o mundo em suspensão diante da razão
argumentativa.
Por isso, Rocha confere à Filosofia a disciplina que possui
“as curiosidades sobre todas essas curiosidades” (p. 32). O modo de como
compreendo essa forma de conceber a Filosofia se dá em função de que ela excede
os recortes feitos pelas disciplinas particulares, ou seja, a sua proposta
didática é tomar o conceito de maneira mais geral possível (conceito como
objeto) e não implicado em aspectos particulares do mundo (conceito como
operação em cada fenômeno específico como no exemplo do movimento visto acima).
As disciplinas particulares enfocam justamente os aspectos particulares (por
isso, são um recorte da realidade), enquanto a Filosofia, por sua vez, enfoca a
realidade como um todo (essa é a sua natureza). Nas disciplinas particulares,
portanto, a curiosidade advém de uma tentativa de compreender o conceito
operando em cada caso particular; na Filosofia, a curiosidade advém de
compreender o conceito envolvido no mundo como um todo, ou seja, excedendo cada
aspecto particular da realidade. Por isso, a Filosofia é uma curiosidade do
conceito no mundo como um todo, engloba cada caso particular em que ele opera,
em outras palavras, é a curiosidade sobre todas as curiosidades.
Para a mudança do estatuto do conceito, é importante o tipo
de pergunta feita. São perguntas que, como visto, excedem as disciplinas
particulares na medida em que visam “colocar o mundo diante de nossas
capacidades de argumentação” (Rocha, p. 35) e as respostas dadas pela Filosofia
se referem ao modo de como cada um lida com suas “concepções mais profundas”
(p. 35). É por isso que a disciplina de Filosofia trabalha com conceitos que
são pensados não apenas pela lógica do conteúdo da disciplina, mas, também,
pelo envolvimento dos esquemas conceituais de cada aluno, ou seja, há uma
interação entre o conceito trabalhado com o modo de como cada estudante se
envolve com ele a partir de seu próprio modo de pensar (conforme a Lógica de
Conteúdo e de Aprendizagem de Kant mencionadas por Rocha). “Cada um terá modos
especialíssimos de achegar-se” (ROCHA) aos conceitos. Portanto, um trabalho
destes permite uma forma de revermos o modo de como pensamos sobre os aspectos
básicos de nossa realidade. É uma suspensão para questionar a si mesmo.
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